Dieta mediterrânea mantém as pessoas ‘geneticamente jovens’, diz pesquisa

Hábito alimentar pode frear desgaste do DNA e ser a receita para uma vida mais longa, segundo cientistas.

A rica mistura de vegetais, azeite, peixe fresco e frutas que forma a dieta mediterrânea pode desacelerar o envelhecimento, de acordo com um estudo publicado no “British Medical Journal”. Enfermeiros que aderiram à dieta tiveram menos sinais de envelhecimento em suas células. Os pesquisadores de Boston monitoraram a saúde de cerca de 5 mil enfermeiros ao longo de mais de uma década para chegar a esta conclusão.

mediterranica

A dieta mediterrânea tem sido frequentemente associada a ganhos para a saúde. Ela pode, por exemplo, reduzir o risco de doença cardíaca. Embora não esteja claro o que exatamente torna esse tipo de alimentação tão bom para a saúde, seus principais componentes — uma abundância de frutas e legumes frescos, bem como aves e peixes, em vez de uma grande quantidade de carne vermelha, manteiga e gorduras animais — são comprovadamente benéficos para o corpo.

Os alimentos ricos em vitaminas combatem o estresse e os danos nos tecidos e nas células. E, segundo este mais recente estudo, eles também parecem ajudar a proteger o nosso DNA.

Os pesquisadores analisaram minúsculas estruturas chamadas telômeros, que protegem as extremidades dos nossos cromossomos, que armazenam o código de DNA. Estas tampas protetoras evitam a perda de informação genética durante a divisão celular.

Na medida em que envelhecemos e nossas células se dividem, os telômeros ficam mais curtos — já que sua integridade estrutural enfraquece —, passando a mensagem para as células pararem de se dividirem e morrerem. Especialistas acreditam que o comprimento dos telômeros seja a chave para o envelhecimento celular. Telômeros mais curtos têm sido associados com uma ampla gama de doenças relacionadas à idade, incluindo doenças cardíacas e uma variedade de tipos de câncer.

No estudo, os enfermeiros que aderiram à dieta mediterrânea tinham telômeros mais longos e mais saudáveis. Nenhum componente de dieta se mostrou ser o melhor para se chegar a esse resultado, o que, segundo os pesquisadores, destaca a importância de se ter uma dieta bem equilibrada.

Outros especialistas, não envolvidos com o estudo, disseram que as descobertas são interessantes, porém, nada conclusivas.

Fonte: O Globo

Partilhe no Facebook
This entry was posted in Saúde. Bookmark the permalink.

Comments are closed.