Os benefícios das Frutas Secas.

Uma dieta de frutas, comendo-as de 3 em 3 horas, é uma prática muito funcional, mas nem sempre tão prática. Afinal, quem quer sair de casa com uma saca cheia de frutas para “comer de três em três horas”?

A praticidade é uma das grandes vantagens das frutas secas. Muitas destas, como damascos, ameixas, tâmaras e figos secos, isso sem falar nas oleaginosas, como nozes, amêndoas e castanhas do Pará e de caju, contém antioxidantes, vitaminas e outros componentes saudáveis, e pode ser usado para complementar uma dieta proporcionando elevadas qualidades nutritivas.


As frutas secas podem ser armazenadas por longos períodos de tempo, ao contrário da fruta fresca, e nos permitem desfrutar de nossas frutas favoritas quando não está em temporada, pois elas não estragam com tanta facilidade, o que permite deixar na bolsa ou na gaveta do escritório para matar aquela vontade de um docinho no fim da tarde e deixar o chocolate de lado.

O processo de secagem mais utilizado, a liofilização, garante a permanência quase todas as vitaminas e minerais da fruta original, só ficando de fora a vitamina C. Algumas frutas secas, inclusive, encabeçam a lista do índice ORAC, que mostra o poder antioxidante dos alimentos.

Uma dica de consumo é fazer uma mistura de frutas secas com amêndoas, nozes e castanhas, entre outras, pois essa mistura garante o docinho da fruta seca e tem aumentada a saciedade pela gordura boa das oleaginosas.


Optar por uma seleção de algumas frutas é uma boa dica para obter todos os nutrientes que cada uma delas pode oferecer. O figo seco, por exemplo, é riquíssimo em cálcio. As ameixas secas, além de exercerem seu efeito laxativo, são fontes de boro e vitamina K, nutrientes essenciais para a formação óssea. O damasco se destaca por conter betacaroteno.

Algumas são usadas para fins medicinais. No Oriente Médio, figos e tâmaras são considerados alimentos nutritivos. Na Índia, a Amla ou groselha indiana, é um marco da medicina. As nozes também são ricas em fibras e são benéficos para o sistema digestivo, especialmente as frutas que contêm enzimas digestivas como mamão e abacaxi.

Só temos de ter atenção a quantidade de frutas secas, afinal, tudo em excesso pode fazer mal.

Partilhe no Facebook
This entry was posted in Saúde. Bookmark the permalink.

Comments are closed.